Pertencer faz bem: como o convívio social e o acolhimento emocional transformam o envelhecer.

Pertencer é estar, ser escutado, reconhecido e amado. No Serrana Living, essa filosofia se traduz em cada detalhe: o convívio social e o acolhimento emocional farão parte do cuidado integral oferecido aos futuros residentes.

Como psicóloga, acredito que o envelhecer pode ser transformador quando é vivido com vínculo e propósito. Inspirada na Psicologia Cognitivo-Comportamental acredito que pensamentos e emoções são moldados pelas relações que cultivamos. Assim, um ambiente de escuta, afeto e convivência favorece o equilíbrio emocional e o prazer de viver.

Estudos mostram que a socialização pode reduzir sintomas de patologias, melhorar o humor, fortalecer a autoestima e o senso de propósito, estimular o enfrentamento cognitivo e aumentar a adesão a tratamentos de saúde das pessoas idosas por sentirem-se motivados e apoiados.

Em um contexto de vida compartilhada, surgem novas amizades, trocas de experiências e um sentimento genuíno de pertencimento. Na prática clínica, percebe-se que a pessoa idosa que convive sente-se mais confiante e aberta à vida, ela ressignifica o envelhecer como uma etapa de crescimento e não de isolamento.

No Serrana Living, o acolhimento será associado a escuta atenta, ao olhar empático e no cuidado personalizado. Pretendemos que cada residente se sinta emocionalmente seguro desde o primeiro contato, favorecendo a adaptação, o vínculo com a equipe e com os demais moradores. O que fazemos é acolher, para que o residente se sinta aceito, escutado e integrado, portanto ele reencontra dentro de si o prazer de existir.

Programas de convivência e integração familiar, aliados a momentos de partilha e expressão emocional, compõem o coração do projeto. Teremos oficinas de memórias e histórias de vida; atividades intergeracionais; eventos familiares participativos, como almoços temáticos, rodas de música ou celebrações sazonais; além de projetos colaborativos, onde equipe e familiares compartilharão ideias de melhoria e escuta conjunta.  

 
Ações assim reforçam uma rede de afetividade e pertencimento.

O envelhecer é uma jornada singular. Quando há afeto, escuta e convivência, ele se torna pleno. O propósito do Serrana Living é oferecer um lugar para viver, onde as relações humanas sustentam o bem-estar.

 

Thamires Dias – Psicóloga e Coordenadora de Assistência e Relacionamento do Serrana Living.